Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Paciente com sintoma de disfagia lentamente progressiva há 3 anos realizou RX contrastado do esôfago, evidenciando-se hérnia hiatal de deslizamento, sem estenose, dilatação ou ulceração. A endoscopia demonstrou esofagite de refluxo de leve intensidade e transição esofagogástrica dois centímetros acima do hiato. A Reação de Machado Guerreiro foi negativa. Esse paciente deve, em seguida:

A

ser submetido a pHmetria de 24 horas do esôfago para se avaliar a intensidade do refluxo gastresofágico.

B

ser tratado cirurgicamente com esofagogastrofundoplicatura e hiatorrafia para tratamento do refluxo e correção da hérnia hiatal.

C

ser submetido a estudo motor do esôfago (eletromanometria com pelo menos dois canais) para esclarecimento da sintomatologia do paciente.

D

ser submetido ao tratamento clínico convencional por três meses e, em caso de insucesso, submetê-lo ao tratamento cirúrgico, se possível, por via laparoscópica.

E

ser tratado clinicamente da doença do refluxo gastresofágico com dieta, bloqueadores de bomba de prótons e disciplina alimentar.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀