Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFES - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CASSIANO ANTÔNIO DE MORAES - 2022
Neonato, sexo feminino, de 10 dias de vida comparece à primeira consulta de puericultura em aleitamento materno exclusivo. Mãe refere como queixa que as fezes são ""quase brancas"". História gestacional sem alterações. Nascimento sem intercorrências, 39 semanas, antropometria normal para a idade gestacional. Mãe A+, filho A+. Ao exame clínico apresenta excelente estado geral, ganho de peso satisfatório, icterícia leve em pele e mucosas, abdome globoso, com fígado a 3 cm do rebordo costal direito, liso, borda fina. Durante a palpação abdominal, a neonata evacuou e ficou confirmado que as fezes são hipocólicas. Com base nestas informações, marque a alternativa correta:
Importante fazer o teste de retirada do leite materno por 72 h para exclusão da icterícia do leite materno e retorno à pigmentação das fezes.
Retirar o leite de vaca da mãe pois pode ser uma das raras manifestações de alergia alimentar à proteína do leite de vaca com repercussão hepática e intestinal.
Avaliar a possibilidade de doença hepática obstrutiva tais como atresia de vias biliares extra-hepáticas (AVBEH) ou cisto de colédoco, já que a correção cirúrgica imediata é imprescindível.
Avaliar o diagnóstico precoce de hepatite neonatal idiopática que cursa com hiperbilirrubinemia intensa, com aumento importante da bilirrubina indireta.