Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - 2026
Marcos, de 52 anos, natural do Nordeste brasileiro, negro, com diagnóstico prévio de infecção pelo HTLV-1 identificado em triagem sorológica há 8 anos, sem seguimento regular. Procura atendimento por fraqueza progressiva em membros inferiores, espasticidade, hiperreflexia e episódios recorrentes de infecção cutânea bacteriana. Relata episódio recente de diarreia prolongada após uso de corticosteroide, evoluindo com choque séptico de provável origem parasitária. Com base nos conhecimentos atuais sobre a infecção pelo HTLV, assinale a alternativa CORRETA:
A infecção pelo HTLV-1 pode cursar com imunomodulação, predispondo a infecções oportunistas graves, como estrongiloidíase disseminada e tuberculose.
O uso de esquemas antirretrovirais combinados reduz significativamente a carga proviral e modifica o curso clínico da doença.
A principal neoplasia associada ao HTLV-2 é a leucemia/linfoma de células B, com risco cumulativo de até 30%.
A paraparesia espástica tropical associada ao HTLV ocorre em cerca de 20% dos indivíduos infectados ao longo da vida.