Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SCMV - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VOTUPORANGA - 2016
Um candidato à residência médica, ao estudar a vascularização e irrigação arterial do intestino e suas doenças, fez várias anotações em seu caderno de estudo. Porém, existe uma anotação incorreta. Assinale-a.
O tronco celíaco se trifurca em: artéria hepática comum; artéria gástrica esquerda; artéria esplênica.
A artéria mesentérica inferior é responsável pela irrigação da porção distal do colo transverso, do colo esquerdo e do reto.
O tratamento cirúrgico para a isquemia arterial mesentérica aguda não é tratamento eficaz e deve ser postergado ao máximo, pois a intervenção cirúrgica precoce colabora para a descompensação hidroeletrolítica do paciente e aumenta a taxa de mortalidade.
Na isquemia mesentérica crônica, clinicamente, podemos encontrar um padrão típico com dor pós-prandial (aprox. 30 minutos após ingestão de alimentos) peri-umbilical, que se resolve e melhora após cada ciclo alimentar.