Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFMA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE DUTRA - 2015
Paciente masculino, 57 anos, trazido ao pronto-socorro por rebaixamento do nível de consciência. Familiares informam que há alguns dias ele tem apresentado náuseas, constipação e fraqueza muscular. Nas últimas 48h, evoluiu com confusão, estupor e coma. Referem ainda que ele perdeu muito peso nos últimos meses, teve episódio de hemoptise há 20 dias e é tabagista 30 maços/ano. Ao exame físico, o paciente está com Glasgow 6. Exames complementares mostram: ECG com intervalo QT reduzido e uma grave alteração de um eletrólito. Após suporte de vida inicial, qual o melhor tratamento, para a alteração aguda mais provável deste paciente?
Reposição venosa de potássio, preferencialmente não ultrapassando a velocidade de 20 mEq/h e a concentração de 40 mEq/L em veia periférica.
Hidratação vigorosa com salina isotônica 0,9%, podendo acrescentar furosemida após repleção volêmica e diurese abundante.
Infusão de solução salina hipertônica 3%, podendo acrescentar furosemida simultaneamente.
Infusão de soro ao meio 0,45%, podendo acrescentar água potável por SNE.
Reposição de gluconato de cálcio.