Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


FMJ - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JUNDIAÍ - 2010

Paciente do sexo feminino, 40 anos, portadora de retocolite ulcerativa em tratamento clínico com sulfassalazina, corticoides e suporte emocional há três meses, continua sintomática com diarreia muco sanguinolenta, anemia, emagrecimento e dor abdominal. Uma reavaliação de conduta implica:

A

discutir a possibilidade de abordagem cirúrgica; especificamente uma retossigmoidectomia, uma vez que a retocolite ulcerativainespecífica (RCUI) acomete o reto e o sigmoide.

B

reavaliar as dosagens medicamentosas e aumentá-las e ajustá-las à intensidade dos sintomas.

C

deve ser tratada cirurgicamente por proctocolectomia total, com confecção de bolsa ileal, pois o diagnóstico entre retocolite ulcerativa inespecífica e doença de Crohn raramente contempla as duas possibilidades.

D

solicitar nova colonoscopia para esclarecimento da situação atual e planejamento terapêutico.

E

estudar a possibilidade de megacolo tóxico e neste caso antibioticoterapia maciça, associada à medicação específica e suporte nutricional pode melhorar o quadro clínico e nutricional.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀