Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


FELUMA - MG - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUICAS MACHADO - 2026

Paciente do sexo feminino, 12 anos de idade, com história de artralgia, febre e perda de peso, é levada ao reumatologista pediátrico com suspeita de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). O exame físico revela lesões cutâneas sugestivas de eritema malar e o exame laboratorial de autoanticorpos revela a presença de FAN (fator antinúcleo) e anti-DNCom relação ao quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal limitação do uso do FAN como teste de triagem para o diagnóstico de LES.

A

A presença de FAN em títulos altos, sem a presença de outros autoanticorpos, descarta o diagnóstico de LES.

B

O FAN tem baixa sensibilidade e especificidade para o LES e não deve ser usado como teste de triagem para o diagnóstico.

C

O FAN tem alta especificidade para o LES e um resultado positivo, mesmo em títulos baixos, confirma o diagnóstico da doença.

D

O FAN é um teste de triagem inespecífico, sendo necessária a presença de outros autoanticorpos específicos para o diagnóstico.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀