Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HRMS - HOSPITAL REGIONAL DE MS - ROSA PEDROSSIAN - 2009

Paciente de 68 anos apresenta tumoração no reto ao toque de 4cm da borda anal. Realizada biópsia da lesão durante a primeira consulta, revelou tratar-se de adenocarcinoma de reto pouco diferenciado. Assinale a alternativa incorreta.

A

O paciente deve ser submetido à neoadjuvância e após 8 semanas à retossigmoidectomia, pois este tratamento oferece maiores índices de cura.

B

A colonoscopía deve ser realizada mesmo que o diagnóstico tenha sido feito pelo exame físico e anátomo patológico, pois há uma possibilidade de tumor sincrônico de até 10%.

C

O órgão com maior chance de receber metástase por via hamatogênica deste tumor é o fígado.

D

Se houver indícios de invasão da parede vaginal, deve-se restringir o tratamento á colostomia proximal associada á quimio e radioterapia.

E

A excisão total do mesorreto e neoadjvância aumenta a chance de cura e são princípios fundamentais no resultado do tratamento de câncer de reto baixo.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀