Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UNIRG - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG - 2022
Paciente de 57 anos, menopausa aos 50 anos, procura o ginecologista com queixa de secura vaginal e fogachos importantes nos últimos seis meses. Relata ser tabagista de um maço de cigarro por dia há trinta anos e ter realizado mamografia há três meses com laudo Bi-rads 4. A respeito do caso clínico descrito, assinale a afirmativa correta.
Há indicação de realizar terapia estrogênica para essa paciente como tratamento dos fogachos.
Não se recomenda o uso de estrogênio para tratamento dos fogachos, até que a lesão em mama seja devidamente elucidada.
A classificação de Bi-rads dessa paciente traz uma possibilidade de o achado representar cerca de 20% de malignidade, devendo ser prontamente investigada.
O uso da progesterona na terapia de reposição hormonal pode ser indicado em casos de endometriose e pacientes histerectomizadas.