Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - 2025
O exantema pode ser de causa infecciosa, alérgica, inflamatória, tóxica, física ou autoimune. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os exantemas.
A utilização de vacinas preventivas contra o sarampo e a rubéola em larga escala levou ao controle do sarampo e à eliminação da rubéola.
A vacinação de rotina de crianças para sarampo consiste em duas doses: a primeira aos 12 meses, com a vacina SCR, e a segunda aos 15 meses, com a formulação da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela [SCRV]).
Quanto mais precoce a rubéola se manifestar na gestação, maior o risco de desenvolvimento da SRC.
O diagnóstico da rubéola congênita é feito ainda durante a gravidez, por meio da dosagem de anticorpos contra a rubéola da classe IgM presentes no sangue da mãe, ou ainda por meio do isolamento do vírus por técnica de PCR no líquido amniótico.
A vacinação de bloqueio consiste em vacinar os contatos de casos em até duas semanas após a exposição, o que pode evitar que as pessoas adoeçam ou fazer com que apresentem quadros mais leves e com menor possibilidade de complicações.