Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SUS - SP - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - SÃO PAULO - 2012

Mulher de 23 anos, com vida sexual ativa, faz uso de pílula anticoncepcional como método contraceptivo. Sem parceiro sexual fixo, informa que pede ao parceiro que utilize preservativo nas relações, mas nem sempre é atendida. Apresenta lesão vulvar verrucosa, com aspecto de couve-flor na fúrcula, medindo cerca de 4 mm de diâmetro e outra, imediatamente ao lado, com as mesmas características e com 2 mm de diâmetro. À vulvoscopia após aplicação de ácido acético a 5%, as lesões se mostram acetorreagentes. Colposcopia e vaginoscopia normais. A biópsia da lesão vulvar maior revelou eixo vascular conjuntivo recoberto por epitélio com coilocitose, acantose, hiperqueratose e papilomatose, sem atipias nucleares na camada basal do epitélio. É correto afirmar que:

A

em casos como esse, a vacina contra o papilomavírus humano apresenta efeito terapêutico similar aos agentes destrutivos químicos.

B

os sorotipos 6 e 11 do papilomavírus humano são os mais frequentemente envolvidos em lesões como as descritas.

C

a chance de remissão espontânea das lesões é menor do que 10%.

D

a excisão a bisturi de lesões desse tipo não deve ser realizada, pois se associa à elevada taxa de recidiva nas margens.

E

apesar de sugestivo de infecção pelo papilomavírus humano, um diagnóstico diferencial a ser considerado neste caso é o granuloma inguinal acometendo a vulva.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀