Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


FMABC - FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - 2026

Menino de 2 anos e 6 meses, com antecedente de alergia à proteína do leite de vaca resolvido aos 12 meses de vida e dermatite atópica leve. Mãe relata que, depois de iniciar na creche, há 6 meses, passou a apresentar quadros frequentes de resfriados, com crises de tosse na madrugada e chiado no peito. Em duas ocasiões, precisou ir ao PA, pois paciente estava "muito cansado", e foi necessário uso de salbutamol para haver melhora. Em nenhuma ocasião, precisou de O2 ou de internação. Relata que, quando o filho usa salbutamol de horário, fica bem, sem crises de tosse. Relata também que paciente apresenta crises de tosse recorrentes na madrugada, pelo menos 3 vezes na semana. Em relação ao caso, assinale a alternativa correta.

A

O paciente é lactente sibilante, e o tratamento deve ser feito com beta-2 de curta duração apenas nas crises de tosse; reavaliar a resposta em 3 meses.

B

O paciente apresenta sibilância recorrente; o tratamento deve ser feito com corticoide inalatório dose baixa-média + beta-2 de longa duração por pelo menos 3 meses; reavaliar a resposta.

C

O paciente tem quadro que sugere asma, e a resposta a corticoide inalatório em dose baixa-média, diariamente, fecha o diagnóstico; pelo quadro clínico, está indicado manter seu uso por pelo menos 3 meses e reavaliar a resposta.

D

O paciente tem asma, pois apresenta resposta ao beta-2 de curta duração; pelo quadro clínico, está indicado uso de beta-2 de curta duração por pelo menos 3 meses e reavaliar a resposta.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀