Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UERJ - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO - 2010
Menina de sete anos é admitida no hospital com hemorragia digestiva, iniciada dois dias antes. Em repouso no leito, apresenta palidez cutaneomucosa intensa, taquipneia, precórdio hiperdinâmico, taquicardia e ritmo de galope. O médico inicia etapa de expansão (solução salina a 0,9%) e prescreve transfusão de concentrado de hemácias. Os pais se recusam a permitir a transfusão por motivo religioso, mesmo após esclarecidos de que sua filha corre risco de morte iminente. O procedimento adequado diante da situação descrita é:
Solicitar autorização com urgência à vara da infância, para realizar a transfusão.
Fazer a transfusão e comunicar à vara da infância o ocorrido, para respaldar o ato médico.
Convocar uma junta médica com três médicos e, havendo consenso quanto à necessidade imperiosa da transfusão, realizá-la.
Oficializar a responsabilidade dos pais, através da assinatura de termo de responsabilidade, comunicando o ocorrido com urgência à vara da infância.