Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - 2022
Marcos, de 26 anos, queixa-se de dor de cabeça e pressão na face há 7 dias,secreção nasal, febre não aferida e malestar geral. Acha que pode ser uma sinusite. Ao exame físico, a temperatura axilar é de 37,2oC, sente dor à palpação dos seios da face e percebe-se gotejamento nasal posterior. Assinale a alternativa que apresenta a melhor abordagem para o caso.
Para confirmar o diagnóstico de rinossinusite e iniciar o tratamento énecessário solicitar uma tomografia dos seios da face.
Iniciar antibioticoterapia com amoxicilina 500mg via oral de 8 em 8 horas por14 dias, além de lavagem das narinas com solução salina e analgésicos via oral.
Discutir com o paciente a possibilidade de rinossinusite aguda e oferecer aopção de observar e aguardar com solução salina nasal.
Informar ao paciente que se trata provavelmente de um resfriado e que não há nada a fazer porque a melhora é espontânea.