Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - 2013
Homem de 38 anos, há 18 anos na mesma empresa, apresenta-se a médico do trabalho da empresa com diagnóstico de asma brônquica há um ano e pergunta se a sua doença poderia ser “do trabalho”. Relata que na infância já teve asma e depois ficou assintomático. O médico afirma que o fato de ele ter trabalhado 17 anos sem apresentar nenhum problema exclui essa possibilidade. Nessa situação, é possível afirmar que o médico está:
correto, até porque o antecedente de asma na infância sugere o não reconhecimento de relação entre a doença e o trabalho.
incorreto, pois seu argumento não procede, mas deveria investigar melhor para firmar sua conclusão.
incorreto. A situação mostrada é típica de asma ocupacional e provavelmente envolve sensibilização tardia.
incorreto. Pacientes com antecedentes de asma podem desenvolver sensibilização apresentando asma relacionada ao trabalho.
correto. Doenças do trabalho mostram evolução temporal típica contraditada no relato mostrado.