Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - 2013
Em relação ao diagnóstico de leucemias na infância, é INCORRETO afirmar que:
O diagnóstico diferencial inclui doenças benignas, como mononucleose infecciosa, infecção aguda com linfocitose, púrpura trombocitopênica imunológica, dentre outras.
Os sintomas gastrintestinais, como dor abdominal, náusea e vômito, obstipação, diarreia e hemorragia digestiva, quando de etiologia desconhecida, também entram no diagnóstico diferencial das leucemias na infância.
Na suspeita de doença reumática ou púrpura trombocitopênica, deve-se coletar o mielograma antes do inicio do tratamento com corticosteroide, para afastar o diagnóstico de leucemia.
Na suspeita clínica, o diagnóstico da leucemia pode ser feito, em casos graves, somente com o hemograma, para que não haja retardo no início do tratamento.
Havendo suspeita de leucemia, antes que a criança tenha acesso a um serviço especializado, deve ser instituída terapia de suporte, como hidratação adequada, manutenção da função renal, transfusões e antibioticoterapia, se necessário, dentre outras.