Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
CERMAM - COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO AMAZONAS - 2011
Desde o século 16 foram identificadas três pandemias por século associadas ao vírus Influenzae, com intervalos de 10 a 50 anos entre elas (Vademecum simplificado | Curso de Multiplicadores Influenza pandêmica (H1N1) 2009\Ministério da Saúde\2010). Em relação à última pandemia pelo vírus H1N1, podemos afirmar, EXCETO:
É considerado Caso Suspeito de síndrome gripal a pessoa com tosse ou odinofagia. Febre (=37,5°), cefaleia ou mialgia\artralgia ou dispneia.
Toda a população pode ser vacinada contra o Vírus Pandêmico (H1N1) 2009 mas a prioridade é para as gestantes e portadores de doenças crônicas.
Os efeitos adversos mais comuns da vacina contra o Virus Pandêmico (H1N1) 2009 são artralgia, cefaleia, fadiga e dor no local da aplicação.
A quimioprofilaxia contra H1N1 está indicada para profissionais de saúde expostos ao vírus em uso de Equipamentos de proteção Individual (EPI).
Na presença de sinais de alerta (como taquipneia, desidratação, alteração de consciência, convulsões) o paciente deve ser encaminhado ao serviço hospitalar.