Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SES - PE - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - PERNAMBUCO - 2016
Até 31 de dezembro de 2015, foram notificados ceca de 2500 casos de microcefalia no país, identificados em quase 500 municípios do Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Pernambuco registra o maior número de casos, sendo o primeiro estado a identificar aumento de microcefalia no país. De acordo com o protocolo clínico e epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para a investigação da microcefalia (2015), assinale a alternativa INCORRETA.
Cerca de 90 % das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto as de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal.
Para o diagnóstico de microcefalia, é considerada a circunferência occipitofrontal com 2 desvios-padrão abaixo da média da normalidade, ou seja, menor que o percentil 3 em curvas específicas para pacientes pré-termo e nascidos a termo.
De acordo com o referido protocolo, o exame de imagem indicado para o recém-nascido com microcefalia é a ultrassonografia transfontanela.
O recém-nascido entre 37 e 42 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento igual ou menos que 32 cm deve ser notificado à SES-PE.
No recém-nascido com microcefalia, a pesquisa de chikungunya, dengue e zika vírus é feita tanto no Líquido Cefalorraquidiano (LCR) como também no sangue do cordão umbilical (soro).