Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SCM - BM - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRA MANSA - 2026
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) e os Aneurismas de Aorta Abdominal (AAA) representam patologias vasculares de alta prevalência e risco. A compreensão de sua fisiopatologia e indicações cirúrgicas é essencial. Analise as afirmativas a seguir:
I. No AAA infrarrenal, a indicação cirúrgica eletiva (aberta ou endovascular) baseia-se primariamente no diâmetro do aneurisma, sendo geralmente recomendada para diâmetros iguais ou superiores a 5,5 cm em homens e 5,0 cm em mulheres, ou em casos de crescimento rápido (> 0,5 cm em 6 meses).
II. A claudicação intermitente na DAOP é causada pela incapacidade do sistema arterial de aumentar o fluxo sanguíneo em resposta à demanda metabólica do exercício; o Índice TornozeloBraço (ITB) menor que 0,90 é diagnóstico e um marcador de risco cardiovascular sistêmico.
III. O tratamento da isquemia crítica de membro (dor em repouso ou lesão trófica) deve ser inicialmente conservador, com exercícios supervisionados e cilostazol, reservando a revascularização apenas para casos de gangrena extensa. Está correto o que se afirma em:
I e II apenas.
III apenas.
I apenas.
II e III apenas.