Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SMS - PR - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA - 2026

Uma paciente primigesta com atraso menstrual de 12 semanas procura a Unidade de Saúde para iniciar seu pré-natal. Durante o primeiro atendimento, apresentou teste rápido positivo para sífilis. Posteriormente, realizou exame de VDRL com titulação de 1:256. Negou tratamento prévio ou conhecimento do diagnóstico desta infecção sexualmente transmissível, e não apresentava nenhuma alteração no exame físico. Sobre o caso, assinale a alternativa CORRETA:

A

O tratamento adequado para esta paciente é com benzilpenicilina benzatina 2,4 milhões UI, intramuscular, semanalmente (1,2 milhão UI em cada glúteo) por 2 semanas.

B

A paciente está na fase secundária da doença, e provavelmente adquiriu a infecção há cerca de 60 dias.

C

Para iniciar o tratamento, é necessário um terceiro teste treponêmico, que deve ser documentado na caderneta de pré-natal.

D

O acompanhamento é realizado com a dosagem mensal de VDRL após o tratamento, sendo considerada resposta adequada quando há a queda de duas diluições em três meses, ou de quatro diluições em seis meses após a conclusão do tratamento.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀