Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
HC - UFPR - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DO PARANÁ - 2012
Recentemente, o decreto presidencial nº 7.508, de 28/06/2011, regulamentou a Lei Orgânica da Saúde, 21 anos após a sua publicação. O documento traz importantes novidades quanto à gestão, ao controle social e às relações entre os gestores do sistema, mas também reafirma antigos conceitos que até hoje ainda não estão adequadamente operacionalizados. Dentre eles, retoma-se um conceito de região de saúde, já muito conhecido, presente em normas e pactos anteriores, que vem a ser:
o conjunto de unidades de saúde em um município.
o agrupamento de municípios geograficamente vizinhos, portadores de identidade cultural, econômica e social e que compartilham redes de comunicação e de transportes.
as redes estaduais de saúde de uma das regiões brasileiras, como, por exemplo, a rede sul de saúde.
o agrupamento de municípios, não necessariamente contíguos, mas cujos partidos políticos são aliados, o que facilitaria os fluxos assistenciais.
a área de abrangência de Unidade Básica de Saúde.