Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SMS - PR - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA - 2025
Paciente feminina, 32 anos, com diagnóstico recente de HIV, com contagem de CD4= 80 células/µL (VR: 500 e 1600 células/µL). Estava em tratamento para tuberculose quando recebeu o diagnóstico de portador do vírus do HIV, sendo iniciada Terapia Antirretroviral (TARV). Após 40 dias de tratamento com TARV, retornou com piora da tosse, febre alta e dispneia. Relata também perda de peso. A radiografia de tórax mostra duas áreas novas de cavitação, que não existia anteriormente. Baseado no quadro clínico, relacione a hipótese diagnóstica com a fisiopatologia da condição da paciente?
Aumento da replicação do HIV devido à falha terapêutica, levando à progressão da doença e superinfecção bacteriana.
Reativação de tuberculose latente com Síndrome Inflamatória de Reconstituição Imune (SIRI) paradoxal, resultando em exacerbação da resposta inflamatória após o início da TARV.
Pneumonia bacteriana comunitária com resistência aos antibióticos, agravada pela imunossupressão do HIV.
Pneumocistose com Síndrome Inflamatória de Reconstituição Imune (SIRI) desmascarada, desencadeada pela reconstituição imune após o início da TARV.