Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


CERMAM - COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO AMAZONAS - 2023

Paciente do sexo feminino, 28 anos, com história de sangramento oral durante a escovação dos dentes, equimoses pelo corpo sem causa aparente e hipermenorréia. Seu exame físico da cabeça, tórax e abdome não apresenta alterações dignas de nota. Não há massas ou visceromegalias abdominais palpáveis. Observam-se equimoses em joelhos e petéquias em membros inferiores. No seu hemograma, o hematócrito, a hemoglobina e o leucograma são normais, mas a contagem de plaquetas é de 22.000. Encaminhada para acompanhamento com o Hematologista, foi submetido a mielograma que evidenciou presença normal de megacariócitos e não foi observado sinal de malignidade. O Hematologista iniciou tratamento clínico com corticóides, porém obteve resposta não satisfatória, sendo encaminhado ao cirurgião para avaliação da possibilidade de esplenectomia. Sobre o caso acima, assinale a alternativa CORRETA:

A

A esplenectomia é bem indicada para o caso já que a esferocitose descrita acima não respondeu adequadamente ao tratamento clínico.

B

A plaquetopenia deve ser manejada com transfusão de concentrado de plaquetas 24 horas antes do procedimento cirúrgico.

C

A esplenectomia deve ser postergada já que a patologia descrita evolui com sucessivos infartos esplênicos, evoluindo para progressiva perda de massa esplênica e asplenia.

D

Esta paciente deverá ser vacinada contra Haemophilus influenza, Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis cerca de 2 semanas antes da esplenectomia.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀