Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
PSU - MG - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - MG - 2016
O.F.R., 72 anos, gênero masculino, comparece ao consultório do cirurgião para realização de colecistectomia laparoscópica devido à colecistolitíase sintomática. É hipertenso (em uso de hidroclorotiazida e verapamil) e hipotireoideo (uso de levotiroxina). Apresentou infarto agudo do miocárdio há 6 anos, quando lhe foram prescritos AAS e clopidogrel. Assinale a alternativa ERRADA em relação à cirurgia nestes pacientes que se utilizam de medicações de uso contínuo:
Não é necessário interromper o uso dos diuréticos no pré-operatório, mas é importante monitorar os níveis séricos de sódio e potássio.
É recomendável a manutenção dos bloqueadores dos canais de cálcio se o paciente apresenta função cardíaca normal ou levemente diminuída.
O paciente deve fazer uso do hormônio tireoidiano na dose usual até o dia da operação e reiniciá-lo com a realimentação.
AAS e clopidogrel devem ser suspensos 48 horas antes do procedimento, por inibirem a agregação plaquetária de forma irreversível.