Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SCM - BM - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRA MANSA - 2026
O objetivo do controle glicêmico intraoperatório é a normoglicemia estrita (80-110 mg/dL), pois estudos comprovam que esse alvo reduz a mortalidade sem aumentar o risco de hipoglicemia grave.
A insulina regular (ou análogos de ação rápida) em esquema de infusão contínua intravenosa (bomba de insulina) é o método preferencial para controle glicêmico intra e pós-operatório imediato em cirurgias grandes e pacientes instáveis, visando glicemia entre 140-180 mg/dL.
Hipoglicemiantes orais, como a metformina, devem ser mantidos até a manhã da cirurgia, inclusive, para garantir que o paciente não entre em cetoacidose durante o jejum.
Pacientes com Diabetes Tipo 1 devem ter sua insulina basal (NPH ou análogos lentos) totalmente suspensa no dia da cirurgia para evitar hipoglicemia durante a anestesia.