Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - 2019
No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no biênio 2018-2019, serão 16370 casos novos de câncer do colo uterino, com risco estimado de 15,43 casos a cada 100000 mulheres. A distribuição desses casos é
uniforme na população brasileira, com taxas similares àquelas dos países desenvolvidos, conforme a tendência mundial de redução de casos.
heterogênea, com maior risco sendo observado nos estados da região Norte, onde é o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres.
concentrada no Norte e Nordeste, sendo que, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, é a quarta neoplasia mais incidente, similar às taxas internacionais.
desigual, com Nordeste e Centro-Oeste, exibindo esse tipo de câncer como o segundo mais incidente, e o Sul e Sudeste, exibindo-o como o quarto mais incidente.