Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
HELGJ - HOSPITAL ESCOLA LUIZ GIOSEFFI JANNUZZI - 2015
Na prática da medicina de família e comunidade, muitos pacientes deixam para mencionar um problema ao final da consulta, quando já estão de saída, na porta. Qual alternativa abaixo explica esse fenômeno observado na Atenção Primária?
Os pacientes, por terem menor grau de escolaridade, muitas vezes esquecem de falar o problema principal durante a consulta.
Os pacientes muitas vezes falam de seus problemas mais importantes primeiro, e os problemas de saída geralmente têm pouca relevância para eles.
Os pacientes, por terem dificuldade de acesso ao médico, querem tratar todas as suas queixas em uma única consulta; por isso, acabam esquecendo alguma queixa importante e lembrando apenas quando de saída.
Os pacientes podem apresentar problemas que causem vergonha ou culpa, fazendo menção a esses problemas mais sensíveis somente ao final da consulta.