Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFPE - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE - 2012
Menino de 2 anos de idade, com diagnóstico de Alergia à Proteína do Leite de Vaca e em uso de fórmula infantil adequada, é atendido na Emergência com história de placas eritematosas e pruriginosas em todo o corpo, dificuldade para respirar, sibilos difusos à ausculta pulmonar e hipotensão arterial. Genitora nega ingestão de produtos lácteos ou medicamentos, mas estavam em festa infantil quando notou início dos sintomas. O diagnóstico mais provável, e a conduta inicial são, respectivamente:
anafilaxia – adrenalina subcutânea, anti-histamínicos (H1 e H2) parenteral, corticosteroide parenteral, oxigenoterapia, reposição de fluidos e beta-adrenérgico inalatório.
urticária aguda – adrenalina intramuscular, anti-histamínicos (H1 e H2) parenteral, corticosteroide parenteral, oxigenoterapia, reposição de fluidos, beta-adrenérgico inalatório e antimicrobiano oral.
urticária aguda – adrenalina subcutânea, anti-histamínico (H1 e H2) parenteral, corticosteroide parenteral, oxigenoterapia, reposição de fluidos e beta-adrenérgico inalatório.
anafilaxia – adrenalina intramuscular, anti-histamínico (H1 e H2) parenteral, corticosteroide parenteral, oxigenoterapia, reposição de fluidos e beta-adrenérgico inalatório.