Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


UFSC - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC - 2013

João, 35 anos de idade, procura um centro de saúde por uma dor lombar, de leve intensidade, há três dias. Não estava usando nenhum analgésico. Seu médico prescreveu paracetamol 500 mg a cada seis horas se houvesse dor. Em relação à prescrição de analgésicos para dor em adultos, é CORRETO afirmar que:

A

Se não melhorar com a dose máxima de paracetamol, pode-se substituí-lo por ibuprofeno, iniciando na dose máxima.

B

Se não houver melhora da dor com paracetamol e ibuprofeno, indicar um opioide potente, como a codeína.

C

Nesse caso, deve-se indicar sempre um anti-inflamatório não esteroide como primeira escolha.

D

A conduta está correta, pois, na escala de analgesia, essa medicação é recomendada como primeira escolha adequada para iniciar a analgesia na maioria das pessoas com dor leve a moderada.

E

O ideal é usar o primeiro analgésico prescrito na dose máxima antes de associar com outro analgésico. A dose máxima de paracetamol é 1 g, três vezes ao dia.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀