Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


UFPB - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY - 2013

F.P.S., chega às 22 horas a um pronto-socorro na região metropolitana de João Pessoa com queixa de estar apresentando febre, cefaleia, mialgia e artralgia há 03 dias. Refere que já foi a outro pronto-socorro na madrugada, pois estava com sensação de que ia desmaiar. Lembra que a pressão estava 80 x 60 mmHg e que foi feito hemograma que o médico citou estar normal. Foi feita hidratação com soro e foi liberada para casa. No momento, refere que vem sentindo mal-estar, náuseas, vômitos e dor abdominal que não vem melhorando com o uso da dipirona prescrita no dia anterior. Diante desta situação é INCORRETO afirmar que:

A

Uma das hipóteses diagnósticas para o caso é dengue. Segundo os protocolos clínicos, além de ser realizada a aferição da pressão arterial deve ser realizada a prova do laço.

B

O médico poderia solicitar isolamento viral no caso supracitado, especialmente quando em situações não epidêmicas.

C

O hemograma normal no segundo dia da doença não é suficiente para afastar a hipótese de dengue.

D

Os dados colhidos evidenciam que FPS apresenta sinais de alerta, o que a coloca no grupo C no protocolo proposto pelo Ministério da Saúde.

E

A notificação do caso à vigilância epidemiológica deve ser feita apenas após a confirmação laboratorial do caso.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀