Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SEMAD - SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MACAÉ - 2015

Doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como DTA, são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas, Existem mais de 250 tipos de DTA e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex.: cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (ex.: chumbo, agrotóxicos). Sobre as DTAs é CORRETO afirmar:

A

A expansão das atividades turísticas em lugares não tradicionais leva à instalação de estabelecimentos produtores de alimentos não permanentes, com a venda de produtos denominados artesanais ou da fazenda que embora não sejam inspecionados pela vigilância sanitária por serem orgânicos e naturais não têm importância para saúde pública.

B

A vigilância epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos teve início no final de 1999. É baseada na notificação de pelo menos 20 casos que apresentam os mesmos sintomas após ingerir alimentos da mesma origem ou na notificação de um caso apenas de uma doença rara.

C

Como as DTA podem ter várias causas, não há um quadro clínico específico, No entanto, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia.

D

Os testes laboratoriais devem ser os mais amplos possíveis, não devendo estar de acordo com as hipóteses diagnósticas.

E

O perídodo de incubação varia conforme o agente etiológico, mas usualmente é longo, podendo frequentemente ultrapassar uma semana, O tratamento das DTA depende da sintomatologia, mas em geral, trata-se de doença autolimitada, por isso o tratamento é baseado em medidas de suporte para evitar a desidratação e óbito.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀