Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


IPSEMG - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS - 2009

Considere uma paciente de 60 anos, assintomática, na qual, durante exames de rotina, foi detectada anemia ferropriva. Foi então realizada pesquisa de sangue oculto nas fezes pelo método imunoquímico, que foi positiva. Observe o esquema abaixo e identifique a afirmativa INCORRETA: (VER IMAGEM)

2255 Original 1632780225.png

A

O encontro de uma neoplasia de cólon na colonoscopia dispensa a realização de endoscopia digestiva alta para investigação da anemia.

B

Caso uma colonoscopia realizada não encontre alterações que justifiquem a anemia, deve-se realizar uma endoscopia digestiva alta.

C

O exame realizado para pesquisa de sangramento digestivo nas fezes detecta porfirina e ferro provenientes da degradação do grupo heme e pode ser positivo igualmente para sangramento do trato digestivo superior e inferior.

D

No caso acima, em relação à investigação diagnóstica da anemia, deveria ter sido feita uma colonoscopia, e não a pesquisa de sangue oculto nas fezes.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀