Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
FJG - FUNDAÇÃO JOÃO GOULART - HOSPITAIS MUNICIPAIS - 2012
As modificações do organismo materno decorrem principalmente de fatores mecânicos e hormonais e, apesar de fisiológicas, podem determinar sinais e sintomas na gestante levando a erros diagnósticos. Com relação às alterações do organismo materno, pode-se afirmar que:
A despeito do aumento do débito cardíaco e do volume plasmático, grande parte das grávidas apresentam redução da pressão arterial.
Em virtude do maior metabolismo hepático, observa-se diminuição na concentração plasmática de triglicerídeos e de colesterol.
O aumento do volume plasmático proporciona a diminuição das concentrações de hemoglobina, hematócrito e leucometria.
Apesar do aumento da taxa de filtração glomerular, a observação de glicosúria é patológica na gestação, podendo ser empregada como método de rastreio.