Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


FMJ - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JUNDIAÍ - 2025

Ao atender uma criança de 2 anos de idade, o pediatra observou um atraso de fala. A mãe relatou que a criança tem um jeito diferente de brincar, pois ela tem o hábito de virar o carrinho e de passar bastante tempo girando a roda. No interrogatório alimentar, a mãe informou, também, que a criança se alimenta bastante de bolacha de maizena e tem dificuldade em aceitar alimentos que não tenham consistência pastosa. A principal suspeita diagnóstica é que possa ser um transtorno do espectro autista. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar, acerca desse caso, que

A

Questionário modificado para triagem do autismo em crianças entre 16 e 30 meses de vida, com entrevista de seguimento (M-CHAT-R/F). Esse é o principal instrumento diagnóstico, e deverá ser utilizado nessa situação para a conclusão do diagnóstico.

B

É fundamental realizar a avaliação auditiva em todas as crianças com atraso da fala, para que se descarte a deficiência auditiva.

C

O tratamento é simples e não há necessidade de intervenções precoces. Pode-se esperar, portanto, a criança completar 5 anos de idade para iniciar as terapias.

D

Não há relação da seletividade alimentar com a suspeita diagnóstica. Assim, provavelmente, essa característica se deve a uma introdução alimentar mal conduzida.

E

O atraso de fala é raro nos quadros de suspeita de TEA e, nesse caso, é uma característica em que se deve repensar nesse diagnóstico.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀