Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HAOC - HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ - 2026

Adolescente, sexo masculino, 15 anos de idade, procura atendimento sozinho na UBS. Refere tristeza há 3 meses, queda no rendimento escolar e ruptura recente com a namorada. Durante a anamnese, afirma: "Eu não aguento mais. Já pensei em acabar com tudo. Tenho um plano, mas não quero falar. Você não pode contar nada pros meus pais." Nega uso de drogas. Exame clínico atual sem alterações. Frente a essa situação, qual deve ser a conduta?

A

Acolher o paciente, garantir o sigilo absoluto, e encaminhar para psicoterapia mantendo retornos semanais até melhora.

B

Iniciar tratamento com fluoxetina, programar retorno em 1 mês, e apenas quebrar o sigilo se a ideação não se resolver.

C

Explicar para o paciente sobre a necessidade de busca de ajuda, dar um prazo de 15 dias para ele informar os responsáveis por conta própria.

D

Convocar os responsáveis, quebrar o sigilo imediatamente, e acionar a rede de proteção para garantir tratamento adequado.

E

Tentar convencer o adolescente a conversar com os pais, mas caso ele se recuse, manter sigilo e pedir assinatura de termo de confidencialidade.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀