Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
AFAMCI - ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE ASSISTÊNCIA À MULHER, À CRIANÇA E AO IDOSO - 2025
Um paciente de 62 anos vem evoluindo com disfagia progressiva e emagrecimento importante de 10 kg em três meses. Após a solicitação de uma endoscopia digestiva alta com biópsia, vem o resultado de tumoração em região de esôfago médio, cujo histopatológico revelou carcinoma escamoso. Diante dessa situação, qual seria a melhor tática de investigação do tumor?
O carcinoma escamoso deriva do esôfago de Barrett, sendo assim necessário apenas uma radiografia de tórax para estadiamento.
Como os tumores malignos esofagianos são diagnosticados de forma precoce, a retirada via endoscópica pode ser realizada.
Através dos sintomas descritos, estamos diante de um tumor em estágio mais avançado, sendo necessária a solicitação de tomografias contrastadas e PET/TC.
Nenhum exame de estadiamento precisaria ser solicitado.
A endoscopia digestiva alta mostra os parâmetros do tumor primário, sendo desnecessário solicitar mais exames de estadiamento.