Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UNAERP - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - 2014
Paciente feminina de 27 anos, pesando 112 kg e medindo 1,65 m com história de obesidade há 5 anos, com várias tentativas de emagrecimento por conta própria, porém nunca supervisionada por médico ou nutricionista. De antecedentes, possui diabetes mellitus tipo 2 e hipertrigliceridemia leve de diagnóstico recente, além de Depressão Maior, que há 2 anos acompanha com psiquiatria com internação curta há 4 meses por tentativa de suicídio. Qual seria a melhor opção de tratamento para esta paciente?
Indicar cirurgia de Fobi-Capella uma vez que a paciente é muita obesa e este tipo de procedimento proporciona a maior perda ponderal.
Indicar banda gástrica por ser o procedimento com menor risco, levando em conta as comorbidades da paciente.
Contraindicar a cirurgia no momento e iniciar rimonabanto para tratamento da síndrome metabólica.
Contraindicar a cirurgia bariátrica no momento, uma vez que ainda não possui indicação cirúrgica absoluta e indicar tratamento clínico supervisionado com dieta hipocalórica, atividade física e, eventualmente, medicação por no mínimo 2 anos.
Indicar cirurgia de Scopinaro pela obesidade acentuada.