Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
PMFI - PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU - 2017
Os principais dados apontam que 70% das pessoas com mais de 40 anos apresentam algum problema de coluna, e esse número sobe para 80% a 90% em pessoas com mais de 50 anos. Considerando os sinais de alerta (ou bandeira vermelha) para a dor lombar, segundo orientação do Ministério da Saúde, marque a opção correta:
A dor lombar pode ser muito influenciada por fatores psicológicos, tais como estresse e depressão, bem como outros fatores não orgânicos, podendo acometer qualquer estrutura da coluna. Entretando, as estruturas mais acometidas são os ossos.
Ao se avaliar as origens da dor lombar na população que procura as Unidades Básicas de Saúde é possível constatar que as causas mais frequentes são a fratura compressiva osteoporótica e a estenose medular.
No atendimento de urgências, a realização do exame físico deve ser priorizado em detrimento da anamnese com o objetivo de determinar a natureza da lombalgia. Caso a lombalgia seja infecciosa, traumática e neoplásica deve se identificá-las com "bandeiras vermelhas"
Alguns sinais de alerta ou bandeira vermelha são importantes para avaliar a lombalgia, tais como a idade (entre 20 e 50 anos), relato de dor que piora à noite, história de neoplasia e emagrecimento, febre, relatos de grandes traumas, realização de tratamento para osteoporose, dor refratária ao tratamento, fraqueza muscular ou distúrbios urinários ou gastrintestinais.