Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SUS - PE - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - PERNAMBUCO - 2013

No paciente com hipertensão portal, é CORRETO afirmar que:

A

Naqueles portadores de esquistossomose, com história de sangramento, os melhores resultados em longo prazo ocorrem com a realização de derivações portossistêmicas seletivas, como o shunt esplenorrenal distal.

B

Nos cirróticos que apresentam sangramento de varizes de esôfago, uma vez controlado o sangramento com terapia endoscópica, a anastomose porto-cava laterolateral com prótese deve ser realizada eletivamente.

C

Atualmente, o shunt portossistêmico intra-hepático transjugular, popularizado pela sigla “TIPS”, é o método mais amplamente utilizado nos países desenvolvidos para diminuir os níveis pressóricos do sistema porta em pacientes cirróticos com varizes sangrantes, irresponsivas às terapias endoscópicas e farmacológicas ou com ascite intratável.

D

O TIPS apresenta como complicação uma incidência de encefalopatia superior a 60%.

E

Os pacientes com ascite intratável são candidatos ao shunt cirúrgico como forma de controle temporário, ou seja, como “ponte” para o transplante hepático.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀