Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HIAE - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - 2026

Hiae 65

Leia o caso e avalie a imagem a seguir: Diana tem 25 anos e fez tratamentos para acne desde o início da adolescência. Já utilizou diversos tratamentos tópicos e orais, mas de forma intermitente e curta (menos de trinta dias); logo que melhorava, parava o cuidado. Hoje ela foi à UBS pedindo para ser encaminhada para dermatologista porque quer dar fim ao problema. Atualmente trabalha e estuda, mora com os pais, está com vacinas em dia, não tem outras queixas, já tem prática sexual e faz uso de anticoncepcional oral (ACO), mas deseja passar para dispositivo intrauterino. Segue foto da paciente: Considerando todas as informações ofertadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente a conduta adequada para o caso.

A

Encaminhar à dermatologia, pois é um caso de acne grave com história de falhas de tratamento, e orientar a não trocar ainda o ACO, pois ele ajuda no tratamento da acne.

B

Reiniciar o tratamento para acne moderada, com uso de tetraciclina oral e tratamento tópico com retinoide por sessenta dias, e solicitar Papanicolau para avaliar troca de método anticoncepcional.

C

Iniciar o tratamento com uso de doxiciclina oral por três meses, corticoide tópico e manutenção do método anticoncepcional no primeiro momento, com reavaliação em trinta dias.

D

Iniciar o tratamento para acne leve, com uso tópico de retinoide tópico e peróxido de benzoíla por sessenta dias; caso não haja melhora, a paciente deve ser encaminhada à dermatologia.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀