Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - 2014
Jonas, 4 anos, vem para consulta pediátrica na UBS porque está urinando pouco e se encontra em anasarca. Sua mãe está preocupada porque o menino já havia tratado desta doença há cerca de um ano, tendo seguido todas as recomendações do pediatra. Diante dessa situação, a conduta indicada é:
Iniciar prednisona, dose diária, por 60 dias e após melhora do edema, solicitar biópsia renal.
Iniciar prednisona, dose diária, por 28 dias. Se houver regressão do edema, manter mesma dosagem em dias alternados, e então, reduzir gradualmente até concluir o tratamento.
Realizar pulsoterapia com metilprednisolona.
Aguardar o resultado da função renal e da albumina sérica para decidir sobre iniciar esquema de tratamento com prednisona isolada ou prednisona associada com azatioprina.
Encaminhar o paciente de imediato para o nefrologista pediátrico para realização de biópsia renal pois, pelo caráter recidivante, o risco de evoluir para insuficiência renal crônica é alto.