Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HAOC - HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ - 2026

Escolar, sexo masculino, 8 anos de idade, está em acompanhamento ambulatorial por queixa de diarreia intermitente há 6 meses. A mãe relata que nota dor abdominal recorrente, distensão após refeições e irritabilidade. Sem vômitos e mantendo aceitação alimentar habitual. Sem história familiar de doença inflamatória intestinal. Tia materna com doença celíaca. Ao exame clínico, criança descorada 2+/4+, hidratada, sem alterações neurológicas. Apresenta abdome distendido, percussão hipertimpânica, sem dor a palpação. Peso abaixo do percentil 3 e estatura entre percentis 3 e 15, baseado nos gráficos da OMS. Há 1 ano, peso e estatura estavam entre percentis 15 e 50. Considerando os sintomas do paciente e o antecedente familiar, a mãe optou por excluir o glúten "por conta própria" da alimentação há 2 semanas. Visando iniciar a investigação para a possibilidade de doença celíaca, dentre as alternativas abaixo, assinale a mais adequada:

A

Realizar endoscopia digestiva alta com biópsia duodenal, deixando a critério da família reintroduzir ou não o glúten na dieta até o realizar o exame.

B

Manter dieta sem glúten por um total de 4 a 6 semanas, e colher IgA antiendomísio ao final desse período.

C

Solicitar coleta de HLA-DQ2/DQ8, pois se positivo já confirma o diagnóstico, independente de manutenção ou exclusão de glúten da dieta.

D

Manter exclusão de glúten na dieta e reavaliar em 2 a 4 semanas, pois se houver melhora o diagnóstico será feito por teste terapêutico.

E

Reintroduzir glúten na dieta, aguardar por mais 2 a 6 semanas, e depois colher IgA total e IgA antitransglutaminase tecidual.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀