Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - 2017
Em relação ao aleitamento materno, é INCORRETO afirmar:
O leite materno está sujeito a mudanças significativas nas concentrações de lipídios e proteínas, dependentes da fase de lactação (colostro versus leite maduro) ou até mesmo da fase de uma mamada (leite anterior versus leite posterior).
A farmacocinética de fármacos no organismo materno (absorção, distribuição, taxa de ligação às proteínas plasmáticas, metabolismo e excreção) determina seus níveis sanguíneos e, consequentemente, a quantidade de medicamentos excretado no leite materno.
Fatores que reduzem a capacidade da mãe de metabolizar ou excretar “fármacos” podem aumentar a exposição do lactente aos referidos fármacos.
A via pela qual o fármaco é administrado à mãe não tem importância, quando se considerarem os níveis alcançados no plasma materno, e posteriormente, no leite humano.
Muitos antibióticos, corticoides e retinoides aplicados em áreas pequenas não são bem absorvidos por via transcutânea e são praticamente indetectáveis no plasma.