Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SES - RJ - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - RIO DE JANEIRO - 2013

Com relação às anemias, assinale a alternativa CORRETA:

A

As talassemias são anemias hemolíticas, em que há deficiência da produção de hemoglobina, por alteração das globinas. No hemograma, há anemia normocítica e normocrônica. Quando há microcitose nesses pacientes, deve-se pensar em ferropenia associada.

B

Em pacientes com anemias em que se encontram no hemograma hemácias em "rouleaux", deve-se pensar em quadro de mielodisplasia.

C

Na anemia da doença renal crônica ocorre não somente em redução da produção de hemácias por falta de eritropoetina, como aumento de destruição delas nos casos em que há uremia.

D

Em anemias causadas por medicamentos como Metotrexate, Zidovidina, Sulfas, ocorre macrocitose no hemograma. Isso se deve à redução da disponibilidade de vitamina B12 para a medula óssea causada por esses medicamentos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀