Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SCMSP - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - 2019
As Organizações Sociais da Saúde (OSS) começaram a surgir no Brasil na esteira das possibilidades abertas para a gestão pública após a Reforma do Estado desencadeada nos anos 1994/1995. Considerando essa informação, assinale a alternativa incorreta.
Podem ser consideradas como um “terceiro setor”, vinculadas ao modelo das parcerias público‐privadas.
Em sua criação, o propósito anunciado foi o de permitir e incentivar a produção não lucrativa pela sociedade de bens ou serviços públicos não exclusivos do Estado.
A motivação filantrópica, de solidariedade social e interesse público das OSS não comporta indagações sobre a natureza não lucrativa dessas entidades.
O papel da sociedade civil se alicerça, cada vez mais, em iniciativas privadas, complementares ao papel do Estado, mas de um modo em que a provisão e a gestão de serviços ocorram sob nítida dependência da esfera governamental.
Na Reforma do Estado, há uma redefinição do papel do Estado, que deixa de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social pela via da produção de bens e serviços para se fortalecer na função de promotor e regulador desse desenvolvimento.