Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
AMP - PR - ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO PARANÁ - 2012
A Portaria 1.943 de 18 de Outubro de 2001 define a relação de doenças de notificação compulsória para todo território nacional. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Dentre as doenças de notificação obrigatória consta: febre maculosa, hantaviroses e peste.
Deverão ser notificadas de forma imediata às Secretarias Municipais de Saúde e estas deverão informar a FUNASA imediatamente após a notificação os casos suspeitos de botulismo, carbúnculo ou “antraz”, cólera, febre amarela, febres hemorrágicas de etiologia não esclarecida, hantaviroses, paralisia flácida aguda, peste, raiva humana e tularemia.
Esta foi uma portaria editada pelo então ministro José Serra e revogou a Portaria 933/GM, de 4 de setembro de 2000.
Febre amarela, dengue, hepatites B e C, além de poliomielite e rubéola também fazem parte desta lista.
A varíola permanece na lista das doenças de notificação compulsória, bem como é citada no Art. 2º da Portaria 1.943, com notificação imediata caso surja um caso suspeito.