Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
CRER - CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO - 2011
A icterícia fisiológica do recém-nascido (RN) é bastante prevalente e pode-se afirmar, acerca desta manifestação clínica, que, no RN de termo:
A queda da atividade da UDPG-T(uridino difosfato glicuronil transferase) e a menor excreção hepática da bilirrubina são os fatores etiológicos principais.
A menor circulação êntero-hepática da bilirrubina e a maior atividade da B-glicuronidase são os fatores etiológicos predominantes.
O início precoce da alimentação favorece o aparecimento mais precoce e aumenta a intensidade da hiperbilirrubinemia.
A icterícia aparece nas primeiras 12 a 24 horas de vida e progride em sentido crânio-caudal até o terceiro dia para desaparecer no quinto dia de vida.
A menor vida média dos eritrócitos dos RN e a menor atividade da UDPG-T (uridino difosfato glicuronil transferase) participam de sua etiologia.