Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
HSL - RJ - HOSPITAL SÃO LUCAS COPACABANA - 2020
Todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados exames da triagem neonatal. É correto afirmar que:
O teste do pezinho é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.
O “Teste do Olhinho” tem por objetivo a identificação precoce de retiblastoma e pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
O “Teste da Orelhinha” deve ser feito ao final do primeiro ano de vida com o objetivo de identificar problemas auditivos no lactente.
O “Teste do coraçãozinho” consiste em rastreio por meio de ecocardiograma em todos os recém- nascidos no período de 24 a 48 horas pós-parto com o objetivo de identificar anomalias congênitas cardiovasculares.
O teste do pezinho deve ser postergado em recém-nascidos prematuros ou de baixo peso pela alta incidência de resultados falso positivos nesta população.