Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SMS - JP - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA - 2026
Sobre icterícia neonatal, assinale a alternativa incorreta:
São fatores de risco para o desenvolvimento da icterícia: descendência asiática, irmão com icterícia neonatal tratado com fototerapia, filho de mãe diabética, presença de céfalo-hematoma e equimoses.
Na icterícia do aleitamento materno, o recém-nascido apresenta ganho ponderal adequado. A hiperbilirrubinemia indireta, nesse caso, está associada a inibição da atividade da enzima glicuroniltransferase.
Nas mães de tipo sanguíneo “O” e filhos “A” ou “B”, pode acontecer icterícia neonatal precoce, sendo a anemia hemolítica mais severa quando o recém-nascido é do grupo sanguíneo “B”.
Na doença hemolítica do recém-nascido, a icterícia surge nas primeiras horas de vida e, nos casos mais graves, com acometimento intraútero, causando hidropsia e acometimento cardíaco fetal.
Rápido aumento dos níveis de bilirrubina, apgar < 3 no 5º minuto e albumina sérica< 2,5 g/dL são fatores de risco para neurotoxicidade da bilirrubina em recém-nascidos prematuros.