Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SUPREMA - HOSPITAL MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUS - 2016

Paciente está internado há 3 semanas com quadro de pancreatite aguda grave: Escore de Ranson= 5; PaO2= 55 mmHg; proteína C reativa= 180 mg/l no terceiro dia de internação; tomografia computadorizada de abdome (realizada 72 horas após internação) mostra área com falha de captação de contraste acometendo aproximadamente 30% do parênquima pancreático. Está sedado, em ventilação mecânica controlada a pressão, uso de noradrenalina dose baixa e antibioticoterapia (meropenem). Apresenta-se oligúrico e em anasarca. Nas últimas 48 horas houve piora clínica e hipertermia em todas medidas. A conduta apropriada nesta situação:

A

Indicar cirurgia de urgência com necrosectomia. Paciente em uso de vasopressor não deverá ser transportado à radiologia sob nenhuma circunstância pelo risco de instabilidade hemodinâmica.

B

Alteração da antibioticoterapia, com substituição do meropenem por polimixina e linezolida.

C

Realizar uma tomografia computadorizada de abdome com contraste para avaliar presença de infecção (necrose infectada) que se diagnosticada necessita tratamento operatório.

D

Realizar tomografia computadorizada de abdome com contraste para avaliar a extensão da área de necrose e a presença de pseudocisto. Nestes casos estará indicada diálise peritoneal com instilação de meropenem intraperitoneal.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀